Prazo para submissão de proposta:
April 12, 2024
Notificação de aceite:
April 19, 2024

Está aberta a convocação de grupos de capacitação comunitária para hospedar reuniões sociais presenciais e virtuais aprovadas pela FAccT durante a conferência FAccT 2024. A FAccT 2024 acontecerá entre segunda-feira, 3 de junho de 2024 e quinta-feira, 6 de junho de 2024, no Hotel Othon Copacabana, no Rio de Janeiro, e contará com algumas sessões de CRAFT e tutoriais realizados de forma virtual. Embora as decisões quanto ao acesso virtual ainda não tenham sido finalizadas, todas as palestras presenciais e alguns CRAFTs e tutoriais serão transmitidos através de uma plataforma online. Devido à localização da FAccT este ano, incentivamos eventos sociais em inglês, espanhol ou português, entre outros idiomas.

Sua proposta pode ser enviada para a equipe do Community Empowerment Socials (social@facctconference.org) em formato PDF. Serão aceitas propostas em inglês, português e espanhol, e qualquer comunicação com os organizadores deverá ser feita nestes idiomas. Caso não seja possível enviar a proposta dentro do prazo estipulado, por favor contate-nos e manifeste seu interesse, de modo que possamos tentar viabilizar sua(s) reunião(ões) social(is). Para avaliação completa, é altamente recomendável enviá-la dentro do prazo. O estatuto da FAccT não prevê a realização de eventos colocalizados que não sejam endossados pela própria FAccT. Em caso de dúvidas, feedback ou outras questões, não hesitem em entrar em contato conosco.

Visando fornecer orientação adicional, incluímos as sugestões a seguir, que foram adaptadas da Call for Affinity Events ("Chamada para Eventos de Afinidade") da NeurIPS (da qual um autor deste documento foi colaborador).

Introdução

Os grupos de empoderamento comunitário promovem e apoiam as ideias e vozes das comunidades marginalizadas e conscientizam outros atores sobre questões que possam afetar seus membros. Exemplos de grupos de empoderamento comunitário incluem o Mulheres em Aprendizado de Máquina (WiML), LGBTQ+ em IA (QinAI), Negros em IA (BAI), LatinX em IA (LXAI), {Dis}Ability em IA, Indígenas em IA, Global South em IA, Muçulmanos em ML e Judeus em ML. Esta chamada contempla inscrições de todos os tipos de grupos de empoderamento comunitário. Reconhecemos que as categorias hegemônicas de localização social e marginalização são muitas vezes centradas nos EUA e, portanto, acolhemos especialmente grupos de empoderamento comunitário que centralizam formas de marginalização exclusivas do Brasil (como por exemplo os povos indígenas da Amazônia) e comunidades no Sul Global (como por exemplo Rohingya, em Mianmar, e Hazara, no Afeganistão).

Há uma necessidade de que os membros dos grupos de empoderamento comunitário construam uma comunidade e participem e façam networking durante a FAccT [1]. O principal objetivo das reuniões sociais de empoderamento comunitário é encorajar e criar um ambiente de apoio para que as pessoas ingressem na comunidade FAccT. As reuniões e atividades sociais de empoderamento comunitário têm como objetivo promover a diversidade e a inclusão. Elas estabelecem comunidades de pesquisa a partir de grupos de capacitação comunitária e aumentam a conscientização sobre os desafios enfrentados por seus membros. Além disso, proporcionam espaços seguros e inclusivos para os membros de grupos de capacitação comunitária socializarem e estabelecerem novos contatos.

[1] https://datasociety.net/library/blooming-in-muddy-waters-dei-at-ai-ethics-conferences/

Reuniões Sociais de Empoderamento Comunitário

As Reuniões Sociais podem ocorrer a qualquer momento durante a conferência (3 a 6 de junho). Provisoriamente, tais reuniões podem ocorrer todos os dias antes da primeira palestra (antes das 8h30, no horário local), durante o almoço (aproximadamente das 12h às 13h, no horário local) ou após a última sessão (depois das 18h, no horário local). As reuniões não poderão ocorrer durante as sessões plenárias. Trabalharemos com todos os grupos de empoderamento comunitário para que disponham de flexibilidade quanto à decisão sobre a data, os horários e a duração de sua(s) reunião(ões), com o mínimo de sobreposição entre os grupos.

As reuniões sociais poderão ser parcial ou totalmente virtuais. Recomendamos que as reuniões presenciais possuam algum componente virtual, mas não necessariamente concomitantes com as atividades presenciais. Por exemplo, além de um evento social presencial, os grupos de empoderamento comunitário podem considerar a realização de duas reuniões sociais virtuais em datas diferentes, programadas com 12 horas de intervalo, visando expandir o acesso por participantes de outros lugares do mundo. Links para a plataforma Zoom serão fornecidos para reuniões sociais virtuais.

Os grupos de empoderamento comunitário decidirão quanto à estrutura de suas reuniões sociais. Em edições passadas, as reuniões sociais incluíram palestras, socialização e networking, debates, etc. A maioria das reuniões sociais será realizada fora do local da conferência, visando apoiar empresas locais. Porém, as reuniões sociais não deverão ser realizadas em locais muito distantes do local da conferência. Além disso, os organizadores das reuniões devem evitar realizar seus eventos em locais com música alta, iluminação estroboscópica, holofotes ou quaisquer outras experiências sensoriais significativas; qualquer reunião social que disponha de tais experiências receberá um alerta quanto a este fato no website da FAccT.

Por questões de acessibilidade física (o Rio de Janeiro tem muitas áreas acidentadas, alguns locais não contam com acessibilidade), trabalharemos junto dos grupos para realizar as reuniões sociais no próprio local da conferência, se necessário. Os alimentos consumidos durante as reuniões sociais no local deverão ser adquiridos através do serviço de catering do próprio hotel, que flexibilizará a oferta do cardápio assim como os preços dos itens disponíveis.

Os coordenadores das reuniões sociais estão atualmente elaborando uma lista de locais amigáveis para pessoas LGBTQIA+, com deficiência e adaptados para COVID para realizar os eventos sociais fora do local da conferência. Os organizadores sociais são incentivados a solicitar apoio para viagem e registro, que é baseado em necessidades.

Além disso, da mesma forma que todos os participantes da FAccT, os organizadores das reuniões têm o direito de solicitar bolsas e patrocínios para apoiar seu trabalho. Porém, os grupos de afinidade e outros organizadores de reuniões devem deixar claro que não estão levantando recursos em nome da FAccT. Além disso, todos os organizadores que realizarem uma reunião social no âmbito da FAccT deverão respeitar duas restrições adicionais: (1) Anteriormente à arrecadação de fundos, os organizadores deverão enviar uma lista de potenciais patrocinadores ao comitê executivo para aprovação. (2) Não devem oferecer nenhum benefício aos patrocinadores deste evento social que não seja permitido pela versão mais recente da política de patrocínio da FAccT (incluindo recrutamento).

Todas as reuniões sociais devem aderir aos acordos comunitários da FAccT: https://facctconference.org/2023/community.

Para saber mais sobre reuniões sociais em edições anteriores, consulte os seguintes websites:

Precauções contra o COVID

Serão disponibilizados desinfetantes em gel à base de álcool e recomenda-se o uso de máscaras. A FAccT está avaliando a possibilidade de fornecer luvas descartáveis nos buffets de alimentos e comprar antecipadamente uma quantidade significativa de máscaras para distribuição. Os coordenadores de reuniões e de acessibilidade também estão avaliando a possibilidade de alocar recursos para que os participantes possam fazer testes com paxlovid, antígenos e PCR no Rio de Janeiro.

Apoio à Organização

Organizaremos ativamente encontros e sessões visando fornecer aos grupos de capacitação comunitária o apoio de que precisam para realizar seus eventos sociais. Também atualizaremos todos os grupos de capacitação da comunidade quanto aos subsídios e ajuda de custo para realização de viagens e conferências de D&I. Além disso, ajudaremos os grupos de empoderamento comunitário a anunciar seus eventos e recrutar participantes.

Formato das Propostas

Não há restrições quanto à extensão ou ao tamanho das propostas. Serão aceitas propostas em inglês, português e espanhol, e qualquer comunicação com os organizadores deverá ser feita nestes idiomas. Por favor, leia ATENTAMENTE todas as seções anteriores antes de redigir sua proposta.

Componentes Sugeridos
  • Plano provisório de reuniões sociais: Horário, duração, formato e detalhes envolvendo as modalidades virtuais ou presenciais.
  • Planos de divulgação: Que tipo de ajuda você espera receber por parte dos coordenadores da FAccT no âmbito da divulgação (por exemplo, via mídias sociais, e-mail)?
  • Planos de D&I: Descreva os planos que você deseja implementar para aumentar a diversidade na participação e representação, por exemplo, apoio para emissão de vistos, legendagem em tempo real, etc.
  • Orçamento: Apresente um orçamento estimado para a organização da reunião (excluindo isenções de taxas de inscrição e subsídios/ajuda de custo para viagens). Estas informações nos ajudarão a levantar mais recursos para apoiar os grupos de empoderamento comunitário, mas não podemos garantir qualquer apoio financeiro.
  • Lista de organizadores: Liste os nomes, uma breve biografia e os endereços de e-mail dos organizadores. Reúna os dados demográficos agregados dos organizadores ao longo de vários eixos, tais como gênero, raça, orientação sexual, presença de deficiência física, geografia e senioridade. Solicitamos aos grupos de empoderamento comunitário que considerem cuidadosamente a diversidade de seus organizadores.
Perguntas a Ser Respondidas

Além disso, por gentileza responda às seguintes perguntas para nos ajudar no planejamento das atividades:

  • Apoio à emissão de vistos: É provável que muitos membros dos grupos de empoderamento comunitário enfrentarão problemas na emissão de seus vistos e atrasos no processamento dos mesmos. Como a FAccT pode oferecer apoio à emissão destes documentos (e.g., abertura antecipada de inscrições, cartas-convite a ser anexadas aos formulários, etc.)?
  • Programação das Reuniões: Quais são as datas/horários mais convenientes para realização de sua(s) reunião(ões) social(ais)? Especifique suas preferências em termos de datas específicas durante a conferência e demais considerações. Observação: Não poderemos atender a todas as exigências quanto aos horários, mas faremos tudo que estiver ao nosso alcance para conciliá-los. Não haverá sobreposição entre diferentes reuniões sociais.
  • Apoio à organização: De que maneiras nossa equipe pode auxiliar na organização de sua reunião social (de forma que ainda não esteja listada neste documento)? Será necessário qualquer requisito especial ou particularidade técnica? Que infraestrutura virtual além da plataforma Zoom será útil à organização?
  • Desejam tirar alguma dúvida ou oferecer feedback?

Arjun, Renata
social@facctconference.org
Coordenação de Reuniões Sociais -- FAccT 2024

Traduzida por Renata Barreto, Renata Guedes, e Renato Lui Geh